Projeto de Veículo Submarino já Contribui com a Redução de Custos em Geradora de Energia e Ganha Prêmio

O projeto intitulado “DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA EMBARCADO E ROBÔ SUBAQUÁTICO PARA DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DE FALHAS EM ESTRUTURAS PRESENTES NOS SISTEMAS DAS UHEs UTILIZANDO TÉCNICAS NÃO CONVENCIONAIS DE PROCESSAMENTO” desenvolve um novo ROV (Veículo Submarino Operado Remotamente) para aplicação nos sistemas das Usinas Hidroelétricas. O projeto está sendo desenvolvido pelo programa de P&D da empresa AES Tietê e tem como executoras a Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FUNDEB)/UNESP e FAROL.

O protótipo desenvolvido já apresenta resultados positivos e nos primeiros ensaios já demonstrou resultados econômicos para a financiadora (AES Tietê S.A.), pois o mesmo contribuiu para redução de cerca de R$300M em 2017.

Como exemplo dos resultados alcançados com o uso do ROV desenvolvido pelo projeto, pode-se visualizar a condição das grades UG1 e UG2 por meio de um sonar, sem a necessidade de mergulhadores e desligamento das UGs adjacentes.

 

Imagem do Sonar obtida no ensaio com ROV para verificação das grades das UGs 1 e 2 de uma UHE.

Agradecemos o gerente do projeto da AES, Sr. Ricardo Ramiro Ferreira pelo trabalho que tem realizado com o ROV ao longo do projeto e que vem contribuindo para a incorporação de melhorias no projeto ao longo dos anos.  Abaixo foi incluído o premio recebido pelos resultados obtidos pelo uso do ROV na AES Tietê S.A.

 

O projeto possui duas patentes que foram depositadas junto ao INPI e, portanto, as informações divulgadas são genéricas e limitadas, conforme contrato de prestação de serviços entre as partes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *