A FAROL em parceria com a empresa Interligação Elétrica do Madeira, responsável por uma das maiores linhas de transmissão em corrente contínua já construídas no mundo, desenvolveram em conjunto um detector de alta tensão de corrente contínua para sistemas de transmissão de 600 kV.
Diferentemente dos equipamentos comerciais existentes, o novo dispositivo possui como diferencial a quantificação dos níveis de tensão e sua polaridade com sinalização visual e sonora, permitindo a segurança do operador durante as atividades em sistemas energizados.
O equipamento já se encontra em uso nos sistemas HVDC de 600kV da IE Madeira, sendo manipulado por meio do bastão isolado de manobras, possuindo a robustez necessária para suportar a diversidade das condições climáticas bem como as interferências intrínsecas ao ambiente de alta tensão.
O dispositivo poder ser fabricado para faixas de tensões variáveis, se adequando a qualquer sistema de alta tensão em corrente contínua.
A detecção de tensão ocorre por meio de uma haste presente no dispositivo, que realiza contato com o ponto sob inspeção, emitindo sinalização visual e sonora, trazendo segurança e agilidade nas operações de manutenção e monitoramento de sistemas elétricos.
Aparência do Dispositivo Desenvolvido