Estudo Aponta a FAROL como uma das Principais Fornecedoras de P&D entre 2011 e 2015

Um trabalho de mestrado concluído em 2017 pelo M.Sc. Cristóvão Gonçalves sob orientação do Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato do Instituto de Economia da Universidade Federal Rio de Janeiro, realizou uma análise das redes de colaboração entre concessionárias do setor elétrico, fornecedores de bens e serviços e institutos de ciência e tecnologia dentro do âmbito do programa de P&D da ANEEL, de forma a identificar quem são os principais agentes propulsores de inovações no setor elétrico brasileiro entre 2011 e 2015.

Este trabalho se baseou em dados que foram cedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ao Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ, somando 1.919 documentos, referentes a projetos finalizados entre 2010 e 2017, uma vez que esta dissertação faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo, que pretendia analisar a eficiência e eficácia do programa de P&D da ANEEL para gerar inovações para o setor, assim como sugerir alterações em seu regimento.

Como resultado dos estudos a FAROL (Fabio Romano Lofrano Dotto – ME) foi identificada como uma das principais fornecedores de projetos de P&D entre 2011 e 2015, ficando em segundo lugar (ranking top 10) com 18 projetos executados.

Considerando o segmento de transmissão de energia, a principal empresa fornecedora foi a FAROL, que participou na execução de R$ 8,3 milhões. Além disso, considerando o tema Operação, os projetos executados somaram R$ 7,3 milhões, ficando em segundo lugar quando comparado as demais empresas fornecedoras.

Esse resultado ratifica o compromisso que a empresa possui com o desenvolvimento tecnológico nacional, sendo um dos principais players  no âmbito do programa de P&D ANEEL. Que venham novos desafios!

O dissertação de mestrado intitulada “Inovação no Setor Elétrico Brasileiro: Uma Análise com Base em Redes Sociais”, contemplando os estudos realizados pode ser obtida por meio deste link  (website do banco de dados de dissertações e teses do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *