Medidor de Força Baseado em Sensor Piezelétrico de Baixo Custo é Desenvolvido em Parceria com Universidades Italianas

O desenvolvimento de um produto inovador em conjunto com o curso de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista fortalece parceria com Universidades da Itália e possibilita a construção do primeiro sensor de baixo custo para medição de força instantânea (espectro de frequências da ordem de 200KHz) em sistema de usinagem por abrasão.

A FAROL participa deste projeto juntamente com o grupo do Laboratório de Aquisição de Dados e Processamento de Sinais – LADAPS/UNESP, cujo coordenador é o prof. Dr. Paulo Roberto de Aguiar e contribui com a fabricação do hardware e software embarcado para o desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de alta velocidade e baixíssimo custo, a ser utilizado na medição de força instantânea, utilizando sinais de emissão acústica.

Toda a tecnologia eletrônica está sendo desenvolvida no Brasil, enquanto os testes e validação serão feitos em conjunto com três Universidades Italianas: Università Degli Studi di Napoli Federico II, Università di Bologna e Università degli Studi di Genova

As fotos do primeiro protótipo desenvolvido pela cooperação técnico-científica entre a FAROL e UNESP podem ser visualizadas abaixo.

 

Aspecto 3D do equipamento e sua construção preliminar

 

Gostaríamos muito de agradecer os grupos da Itália por nos receber durante as reuniões técnico-científicas realizadas em Nápoles, Bolonha e Gênova em março/18.  Grazie Mille! De forma especial, gostaríamos de agradecer aos professores Dra. Doriana da Universidade de Nápoles, Dr. Alessandro Fortunato da Universidade de Bolonha e Dr. Alessandro Bruzzone da Universidade de Gênova, bem como o acolhimento recebido pelos alunos de doutorado M.Sc. Salvatore e M.Sc. Pedro.

 

Reunião na Universidade de Nápoles (da esquerda para a direita: Salvatore, Fábio Dotto, Doriana, Pedro e Paulo)

Reunião na Universidade de Bolonha (da esquerda para a direita: Pedro, Fábio Dotto, Alessandro e Paulo)

Reunião na Universidade de Gênova (da esquerda para a direita: Paulo, Fábio Dotto, Alessandro e Pedro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *