O projeto intitulado “ENERGIA GEOTÉRMICA – Alternativas Tecnológicas para a Implantação de Geração de Energia Elétrica Geotermal Híbrida no Brasil a partir de Fontes de Baixa Temperatura” foi finalizado e avaliado pela ANEEL com média 4,0 (de um máximo de 5,0). O projeto teve como produto o desenvolvimento de uma planta piloto laboratorial contemplando a geração elétrica geotermal para baixas temperaturas com a compensação térmica a partir de outras fontes alternativas bem como o projeto preliminar de uma planta comercial.
Neste contexto, uma análise de viabilidade técnico-econômica de perfuração de poços foi realizada em diversos locais do Brasil, incluindo a validação laboratorial de tecnologia capaz de gerar energia com gradiente geotérmico comumente encontrado em diversas regiões do Brasil, além de avaliar a complementação térmica por outras fontes alternativas.
Este projeto contou com a participação de várias instituições de pesquisa: UNICAMP (Universidade de Campinas), UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), Genera Conceito & Inovação e FAROL Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria. O projeto foi financiado pela AES Tietê S.A., sendo gerenciado pelo Sr. Daniel Marques dos Santos (AES) e coordenado pelo Sr. Fábio Dotto (FAROL).
Além disso, o projeto contemplou visita a duas empresas de tecnologia especializadas no desenvolvimento de equipamentos para geração de energia (Termocycle em Kwidzyn – Polônia e Enogia em Marselha – França), as quais demonstraram interesse na produção de planta específica para geração de Energia Geotermal no Brasil.
Visita a Termocycle Kwidzyn/Polônia (Fabio Dotto – coordenador do projeto da empresa FAROL)
Visita a Termocycle Kwidzyn/Polônia (da esquerda para a direita: Daniel Marques e Fábio Dotto )
Visita a Enogia Marselha/França – Equipamento em Desenvolvimento na Empresa